Novo Airão debate avanços para saúde no evento Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Amazonas
Novo Airão também esteve nas discussões sobre a implantação do incentivo da Atenção Especializada para atendimento aos povos Indígenas

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou na sexta-feira (21/02) a participação no evento Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Amazonas, que reuniu gestores para debater temas fundamentais para o financiamento e a qualidade da saúde pública.
Durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), no período de 19 a 21 de fevereiro no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, foram discutidos temas que visam o desenvolvimento da estrutura e serviços municipais. Na pauta, o financiamento tripartite, que envolve a União, estados e municípios e as perspectivas do Ministério da Saúde para garantir recursos às gestões.
“Com essa participação ativa o município reforça o compromisso em buscar melhorias para o atendimento da população, garantindo mais qualidade e eficiência nos serviços de saúde’, afirmou a secretária de saúde Eleiane de Souza.
O subsecretário municipal de Saúde, Amadeu Carvalho, também reafirmou a importância de participação no evento e ressaltou que Novo Airão esteve muito bem representado durante os três dias de evento.
Outro ponto de destaque, foi a Política Nacional da Atenção Primária, incluindo o novo modelo de financiamento. A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e garantir investimentos adequados é essencial para a melhoria do atendimento à população.
Novo Airão também esteve nas discussões sobre a implantação do incentivo da Atenção Especializada para atendimento aos povos Indígenas (IAEP-PI). Iniciativa que visa fortalecer o suporte às comunidades indígenas.
Também foram abordados a política Nacional de Atenção Especializadas, e Financeiro da Média e Alta complexidade e os compromissos Tripartite; aprovação dos planos de Ação Regional da Rede Alyne, no qual o município passar receber recursos financeiros para melhorar o atendimento às mulheres grávidas, fortalecendo a rede materno-infantil; além da discussão sobre Vigilância em Saúde para prevenção e o monitoramento de doenças.
Texto: Winteberg Nogueira
COMENTÁRIOS